A rica cultura de Moçambique e seu modo de vida diversificado fazem dele um dos destinos turísticos mais maravilhosos do mundo. Os costumes deste país estão profundamente enraizados na cultura dos grupos locais que são transmitidos por gerações. Vamos dar uma olhada na cultura e sociedade de Moçambique.



VESTIDO E ROUPA

Roupas ocidentais nos tempos modernos ultrapassaram a vestimenta tradicional do país, mas em ocasiões específicas vestidos tradicionais são usados. As mulheres moçambicanas usam capulana, que é um tecido grosso impresso com arte bonita. Juntamente com Capulana no topo as mulheres usam envoltórios da cintura para baixo e lenços nos seus cabelos que eles fazem travesseiros e usam para o transporte de mercadorias também. Os homens costumam usar vestidos informais impressos de cor brilhante.
Mulheres moçambicanas usam Capulana


O IDIOMA

A língua oficial de Moçambique é o Português, mas existem mais de 40 línguas regionais e dialetos que são falados, originários da família Bantu.


COZINHA

A cultura moçambicana é caracterizada pela combinação de comida africana, americana, europeia, italiana e até chinesa. Grelhados e frutos do mar são populares aqui e os ricos temperos são usados ​​para dar sabor aos pratos. As cozinhas de Moçambique também incluem arroz e coco. Eles também gostam de frutas como abacate, mamão, banana, laranja e grapefruits.

MÚSICA E DANÇA

Os africanos gostam de música e dança em ocasiões e organizam programas tradicionais de música e dança nas cerimônias e eventos religiosos para expressar seus costumes. Há vários estilos de dança e uma variação de instrumentos e ritmos incorporados. Instrumentos musicais tradicionais são feitos principalmente de madeira, frutas e peles de animais, como lupembe, marimba e Timbila.
 Os africanos gostam de música e dança


DIFERENÇAS TRANSVERSAIS


Um terço da população são cristãos (católicos romanos)

A principal dimensão das diferenças culturais entre os grupos é a linhagem da sociedade. As áreas do norte do país praticam principalmente a herança matrilinear. Isso significa que os homens podem herdar propriedades e direitos através de suas mães. Pelo contrário, o sul de Moçambique pratica principalmente a herança patrilinear.

RELIGIÃO EM MOÇAMBIQUE

Moçambique tem uma ampla mistura de religiões compreendendo, um terço da população são cristãos (católicos romanos), cerca de um quarto são muçulmanos e descanso são tribais. Quase metade da população pratica crenças animistas, onde os ancestrais são adorados como mensageiros de Deus e as pessoas acreditam que podem afetar suas vidas com seus espíritos.

COSTUMES LOCAIS

A cultura local afeta as práticas, crenças religiosas, métodos de cura, ritos cerimoniais e o modo como homens e mulheres lidam com seus líderes comunitários e com o restante da sociedade. As cerimônias locais de dança em Moçambique incluem Hunting Dance of Chopi, onde homens e mulheres se vestem com roupas de pele de leão e dançam com a música tradicional.


Empresa nacional de artes no país

APOIO ÀS ARTES

A Nambu Productions é uma empresa nacional de artes no país e a National Dance Company, ambas realizando produções contemporâneas baseadas nas tradições e formas nacionais. O Instituto Nacional de Cultura foi criado para coletar e preservar a arte tradicional, a música, a literatura e a mitologia.

REABERTURA E EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças são tratadas com enorme afeto e amor, mas por causa da baixa taxa de alfabetização, são forçadas a trabalhar em idade muito jovem. Após a guerra civil, muitas crianças ficaram sem suas famílias e essas crianças são encontradas em Maputo e em outras cidades que vendem pequenos itens ou roubam. Com esforços contínuos do governo, a taxa de alfabetização aumentou depois da independência, mas até 1995 chegou a apenas 40%. Apenas 7% das crianças estavam matriculadas no ensino médio. Ainda assim, as tentativas estão sendo feitas para consertar o problema de professores treinados, construção adequada de escolas e infra-estrutura de ensino superior, mas esse problema não será erradicado em breve.